PROCEDIMENTOS - Clínica-GeraL
- EXAME,DIAGNÓSTICO,PERIODONTIA,DENTÍSTICA E ESTÉTICA,ENDODONTIA,PRÓTESE,CIRUGIA, IMPLANTE.
- PARTICULAR E UNIODONTO-CE
- ORTODONTIA - COM O DR. JONATHAN M. LESSA
* Marque o seu horário*
Venha ao consultório regularmente para ter um sorriso saudável.
CUIDADOS COM A ESCOVA DENTAL E SUA SUBSTITUIÇÃO
Como posso cuidar da minha escova dental?
Para preservar a sua escova dental e a sua saúde, certifique-se de deixá-la secar completamente entre um uso e outro. As escovas podem ser meios de cultura para germes, fungos e bactérias, que depois de um tempo podem se multiplicar em níveis significantes. Depois de usar sua escova, agite-a vigorosamente sob água corrente e guarde-a em pé, de forma que possa secar.
Para evitar que os vírus da gripe e resfriado se propaguem de uma escova para outra, tente evitar que sua escova se encoste em outras quando guardada. Um porta-escovas tradicional com fendas para manter diversas escovas em pé é um investimento valioso para a saúde de sua família.
Com que freqüência devo trocar minha escova dental?
A maioria dos dentistas concorda que você deve trocar sua escova dental a cada três meses. Estudos mostram que após três meses de uso normal, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas. As cerdas se deformam e perdem a eficiência para limpar todos aqueles cantinhos capciosos ao redor dos dentes.
Também é importante trocar de escova após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar à reinfecção. Mesmo se você não esteve doente, fungos e bactérias podem se desenvolver nas cerdas da sua escova - outra razão para trocar sua escova regularmente.
Como posso proteger minha escova durante viagens?
Uma caixa plástica para escova evitará que as cerdas fiquem espremidas ou achatadas no seu kit de viagem. Após a escovação, no entanto, você deve deixar a escova secar exposta ao ar, para ajudar a reduzir a proliferação de germes.
**********************************************************************************************************************************
O que são dentes do siso?
Saiba mais sobre o "dente do juízo"
Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade.
Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos - dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso. Se os dentes estão inclusos, pode ocorrer inchaço ou flacidez.
Os dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. Como os dentes removidos antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento e causam menos complicações, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser removidos.
Como são extraídos os dentes do siso? A extração se faz de forma rotineira.
Você poderá sentir um pouco de dor ou inchaço, mas que passará naturalmente após alguns dias; no entanto, você deverá ligar para seu dentista se houver dor prolongada ou intensa, inchaço, sangramento ou febre.
A extração dos dentes do siso devido ao apinhamento ou fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro.
DR.LESSA
SORRIR - A IMPORTÂNCIA DO SORRISO SAUDÁVEL
O sorriso é mais que um conjunto de dentes que é exibido através da moldura dos lábios. O sorriso é a expressão do que o coração sente. Só através dele podemos compartilhar as melhores coisas da vida com nossos semelhantes, a alegria.
O sorriso conquista, "quebra o gelo", abre portas, seduz, cativa, alegra. O que é um rosto bonito sem um sorriso harmônico, jovial e saudável? Cada pessoa dá um peso diferente para esta questão, mas não podemos negar a sua quase unanimidade. Não podemos também se esquecer de dois aspectos importantes do cuidado da boca, a saúde e a função, que são fundamentais para longevidade e qualidade de vida.Hoje vivemos na era do design, tudo precisa e deve ser bonito. Carros, casas, roupas, aparelhos eletrônicos, móveis, até museus, ruas e praças.
Em conseqüência disso a beleza é cada dia mais valorizada e sua repercussão para os resultados da vida profissional, social e afetiva são inúmeras.O sorriso exerce um papel importante na beleza, estética e harmonia facial das pessoas.
O sorriso uma vez restaurado pode devolver décadas à pessoa, rejuvenescendo e aumentando sua auto-estima. Para os jovens, um sorriso claro e harmônico pode significar sofisticação, cuidado, beleza e higiene.Em relação à função, qualquer perda de um elemento dentário pode trazer prejuízos para a mastigação, fonética, respiração. Na mastigação algumas pessoas ficam privadas de saborear certos alimentos, mais duros como maçãs, pipoca, e outras iguarias que exijam maior eficiência na mastigação. Já em relação à fonética, a falta de dentes ou sua alteração de posição é responsável por mudanças na pronuncia de algumas palavras, por exemplo as que têm uma ênfase na letra "S" (soalho, salsicha, sessenta e seis).
Outro aspecto importante da saúde bucal é a respiração. Deformidades musculares, ósseas ou dentárias da boca e de todo sistema estomatognatico pode gerar alterações da respiração e causar problemas, tais como, respiração pela boca, lábios alterados em forma, aparência de rosto caído, olhos tristes e outros mais.Enfim, tudo isso pode alterar negativamente músculos, dentes, pele e ossos. Portanto por trás de um sorriso bonito existe uma pessoa responsável pela sua saúde, profissão, beleza, auto-estima e pelas realizações dos seus sonhos.
Sorrir é um privilégio de quem aprecia o dom de viver e ser feliz.
A ODONTOLOGIA É UMA PROFISSÃO QUE EXIGE DOS QUE A ELA SE DEDICAM:
O SENSO ESTÉTICO DE UM ARTISTA,
A DESTREZA MANUAL DE UM CIRURGIÃO,
OS CONHECIMENTOS DE UM MÉDICO, E
A PACIÊNCIA DE UM MONGE.
PIO XII
**********************************************************************************************************************************
Dê um Sorriso Saudável
Além da higienização adequada dos dentes e da gengiva, é fundamental dar uma atenção especial para a sua alimentação na hora de tratar do sorriso. A boca é a porta de entrada dos alimentos, mas também é um 'cartão de visita', pois, onde quer que estejamos, utilizamos a boca para nos apresentar, para falar e sorrir.
Para que você possa esboçar um sorriso saudável, o Cyber Diet preparou esta matéria, onde você vai entender como os alimentos podem auxiliar ou prejudicar o bem estar da sua boca. Afinal, dentes bonitos e um bom hálito são condições necessárias para se ter boas relações sociais.
Dentes mais fortes
Alguns nutrientes são capazes de fortificar os dentes e torná-los mais resistentes à ação de bactérias fermentadoras - produtoras de ácidos - que prejudicam o esmalte dentário. O alto consumo de guloseimas (balas, chicletes, chocolates, biscoitos, caramelos) durante o dia leva a formação da placa bacteriana nos dentes. É importante ficar atento àquele cafezinho cheio de açúcar no meio da tarde, que pode parece inocente, mas também favorece ao aparecimento de cáries.
A acidez provocada pelas bactérias altera o estado normal da boca, levando a desmineralização (perda de minerais) do esmalte, resultando nas cáries. Depois que elas aparecem, deve-se tratá-las com um cirurgião-dentista. Mas lembre-se: os buraquinhos formados nos dentes podem ser preenchidos com resinas ou outros materiais, mas, de forma nenhuma, conseguem substituir o dente original.
DICAS ODONTOLÓGICAS
Crianças
A saúde bucal das crianças deve ter início antes mesmo de elas terem dentes, pois a lactose do leite materno possui um potencial cariogênico.
Doces
Deve-se evitar produtos com alto teor de açúcar e que fiquem retidos na boca.
Higiene
Uma higiene bucal e lingual adequadas, a estimulação da salivação sem o uso de medicamentos, gotas de suco de limão com um pouco de sal, ou, mais eficientemente, com uma ameixa japonesa condimentada, podem evitar o mau hálito esporádico.
Escovação
São recomendadas três escovações diárias: de manhã, após o almoço e antes de dormir, ou após o jantar, sendo a última a mais importante, com o uso do fio dental e a limpeza de todos os dentes com a escova. Para uma limpeza profunda, mas gentil, use uma escova macia.
Fio Dental
O fio dental é um instrumento muito importante para a limpeza dos dentes, pois limpa onde a escova não consegue atingir: nos espaços entre os dentes. Por este motivo, ele deve ser utilizado após toda escovação.
Dente de Leite
Nas crianças, a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes deve ser acompanhada por um profissional, pois ele poderá diagnosticar prematuramente qualquer anormalidade.
Câncer Bucal
Feridas na boca que não cicatrizam num período de 15 dias são perigosas. Pode ser câncer oral. Procure o dentista com urgência.
Dentes Saudáveis
Para manter os dentes saudáveis, coma doce somente após as refeições. Depois escove os dentes.
Gestantes
As gestantes com gengivas sangrantes devem procurar o dentista, pois esta doença pode levar a partos prematuros.
Uso da Chupeta
Evite que o bebê use a chupeta ou sugue os dedos para não prejudicar o desenvolvimento dos dentes de leite e dos permanentes.
DR. LESSA
*********************************************************************************************************************************
VEJA O VÍDEO:
O USO DO FIO DENTAL