DR. RAIMUNDO DE SOUSA LESSA FILHO
Cirurgião Dentista
ODONTOLOGIA - Universidade Federal do Ceará (UFC)
CRO-CE 1394
UNIODONTO - CE
DICAS:
Nove dicas para quem tem dentes sensíveis
1) Utilize escovas com cerdas macias e pontas arredondadas;
2) A escovação deve seguir sempre um movimento circular e suave. Nunca horizontal e com muita pressão;
3) Evite cremes dentais clareadores e, se possível, prefira os desenvolvidos especificamente para controlar a sensibilidade dos dentes;
4) Fuja das soluções caseiras à base de bicarbonato de sódio;
5) Evite tratamentos clareadores sem indicação médica;
6) Consulte seu dentista sobre os benefícios da aplicação de flúor em gel, principalmente nas fases de dor aguda;
7) Evite sucos de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. A acidez pode agravar o problema da sensibilidade;
8) Passe a temperar a salada com azeite e sal, deixando o vinagre de lado por conta do seu alto teor de acidez;
9) Nunca deixe de escovar bem os dentes, pelo menos duas vezes ao dia, e visite seu dentista regularmente.
Dr.LESSA
Você SABIA?
Podem ter origem a partir de uma infecção bucodentária, ou seja, de um dente cariado e infeccionado ou até mesmo por Placa Bacteriana que quando acumulada por um longo período, pode endurecer e originar o Cálculo Dental (tártaro). A única forma de evitar uma inflamação e ou infecção no dente ou mesmo na gengiva é através da Higiene Bucal (escovação / fio dental / flúor) e visita periódica ao seu Dentista para uma revisão e remoção profissional do Tártaro.
Dr.LESSA
DIA DO DENTISTA
Todas as profissões existentes são de grande importância para a nossa vida, pois cada uma delas se responsabiliza por uma necessidade apresentada por nós, porém, há aquelas que agem diretamente em nosso bem-estar, como por exemplo, a medicina e a Odontologia. Nosso corpo é como uma máquina que sempre necessita de manutenção e concertos, sendo assim estamos sempre buscando médicos e dentistas para solucionar nossas enfermidades.
Os dentistas são responsáveis por nossa saúde bucal, tratam os problemas dentários, problemas em alguns ossos faciais, gengivas e tudo que se relaciona com nossa boca, além de tratarem da estética facial. E é por tratar de tantos problemas bucais e estéticos que os dentistas são de grande importância para nós, pois dedicam suas vidas a sanar nossos desconfortos.
Para lembrar a importância desses profissionais, comemoramos em 25 de outubro o Dia do Dentista. Essa data foi estipulada de acordo com a criação dos primeiros cursos de odontologia no país, por um decreto assinado em 25 de outubro de 1884.
A história da odontologia nos remete à mitologia grega, quando os antigos gregos cultuavam Apolo, Deus do Sol, acreditando vir dele todas as curas e entre elas as dos problemas dentários.
INFORMATIVO
*Dia do TSB e do ASB – O dia de comemoração para os Técnicos em Saúde Bucal (TSB) e para os Auxiliares em Saúde Bucal (ASB) do Brasil é 24 de dezembro. Esses profissionais compõem a equipe de saúde bucal e, juntamente com os cirurgiões-dentistas (CD) e os Técnicos em Prótese Dentária (TPD), prestam serviços no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.
* Câncer bucal – Esta doença atingiu em 2010, 14.120 pessoas, sendo 10.330 homens e 3.700 mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Os principais fatores de risco são o fumo, a ingestão de bebidas alcoólicas e contaminação pelo vírus HPV, contraído em relações sexuais.
As pessoas devem estar atentas para o diagnóstico precoce, observando feridas que não desaparecem: nódulos ou caroços; dor persistente na boca; manchas brancas, vermelhas ou roxas dentro da boca; dificuldade para mastigar, deglutir ou mexer a língua; inchaço ou dor nos maxilares e orelhas; sangramento na boca e rouquidão. Cerca de 80% das pessoas só descobre o câncer bucal nas fases avançadas.
* Osteoporose e Odontologia – É uma das doenças que mais afetam a população idosa em todo o universo. As mulheres são mais vulneráveis que os homens. Ela pode alterar a densidade mineral das diversas partes do organismo, inclusive o sistema maxilo-mandibular, provocando a queda de dentes naturais e dores nas gengivas.
* Gengivite – Estudos revelam que mais de 73% da população brasileira na faixa dos 35 a 44 anos tem problemas periodontais, que se iniciam pela inflamação e sangramento gengivais e evolui para as perdas dos tecidos de sustentação e dos dentes. Para prevenir essa doença são importantes: uso do fio ou fita dental; correta escovação dos dentes, língua, gengiva e bochechas e visita periódica ao dentista.
DR.LESSA
SANTA APOLÔNIA
“Padroeira dos Dentistas”
No ano de 248 a cidade de Alexandria foi o cenário de uma das mais cruéis e violentas perseguições aos cristãos.
Conta-se que um feiticeiro que vivia por aquelas imediações, anunciava uma grande desgraça sobre a cidade, se os adoradores dos deuses não exterminassem os cristãos, que eram os seus maiores opositores. Mais uma vez o povo, convencido pelo feiticeiro, declarou guerra as discípulos de Cristo.
O relato do martírio dos cristãos de Alexandria, descrito pelo Bispo Dionísio, é contundente e emocionante. Um mar de sangue correu pelas ruas de Alexandria e arredores.
A carta do Bispo Dionísio foi endereçada ao Bispo Fábio, da Antioquia, e que teve grande parte do seu texto preservada no livro “História da Igreja” – de Eusébio.
Dentre os mártires, destacamos um grande numero de jovens, homens e mulheres, crianças e anciãos que num gesto de coragem preferiram morrer a negar a fé em Cristo. As casas dos Cristãos eram saqueadas e incendiadas e seus moradores eram arrastados pelas ruas e levados em praça pública com intuito de renegar o Cristo. Um considerável grupo de jovens virgens recolhiam os corpos e lhes davam o sepultamento Cristão.
Dentre as donzelas, uma em especial, talvez por ser uma das mais velhas destacava-se por sua determinação e zelo. Era ela quem animava os Cristãos na defesa da fé, e era também um referencial; chamava-se Apolônia!
Conforme o relato do Bispo Dionísio que nos diz: “Naquele momento Apolônia foi considerada por eles uma pessoa importante. Então aqueles homens também a agarraram e com pedras nas mãos, desferiram vários golpes e quebraram todos os seus dentes. Então eles ergueram fora dos portões da cidade uma pilha de madeira e ameaçaram queimá-la viva se viesse a recusar repetir diante deles, uma invocação a algum deus pagão. Deram a ela, diante de um pedido seu, um minuto de liberdade, e ela então se jogou rapidamente no fogo, sendo queimada até a morte”.
Apolônia e um grupo de jovens mártires não esperaram pela morte com a qual haviam sido ameaçadas, tendo em vista a preservação da castidade.
O Bispo Dionísio em sua narrativa não sugere à menor reprovação a forma de agir de Santa Apolônia, aos seus olhos ela era tão mártir quanto os outros, e como tal era reverenciada na Igreja de Alexandria.
Santa Apolônia é celebrada pela Igreja em 9 de Fevereiro, ela é popularmente invocada contra a dor de dente devido ao suplício que sofreu. Em suas imagens é representada pela torquês, através da qual um dente é preso.
A alma que tem amor a Deus despreza a dor, o escárnio do mundo e procura unicamente a graça ao seu supremo Senhor.
Durante o martírio Santa Apolônia exclamou: “Meu Deus é Jesus Cristo, e só a ele adorarei.”
Que o exemplo de determinação de Santa Apolônia nos faça aumentar a fé.
Amém!
Paz e Bem!
SÍMBOLO,ANEL E BANDEIRA - ODONTOLOGIA
Símbolo da Odontologia
Símbolo
"O Símbolo é representado pelo Caduceu de Esculápio, onde o Caduceu significa insígnia dos arautos e Esculápio, o deus da Medicina na mitologia greco-romana. Foi instituído na cor grená, com a serpente de cor amarela com estrias pretas no sentido diagonal, enrolando-se da esquerda para a direita, e o conjunto, circunscrito também na cor grená.
a) o bastão terá o comprimento de 9/10 do diâmetro interno do círculo, tendo na parte superior a largura de 2/10 do referido diâmetro e, na parte inferior, 1/10 do diâmetro citado. Seus traços laterais serão retos. Apresentará, ainda, alguns pequenos segmentos de reta, no sentido vertical, para conferir-lhe caráter lenhoso. Suas extremidades terão linhas curvas e seu traçado externo, a largura de 1/20 do diâmetro interno do círculo.
b) a serpente, em sua parte mais larga, terá 1/10 do diâmetro interno do círculo e largura zero na calda. Enrolar-se-á no bastão, de cima para baixo, de forma elíptica, passando pela frente, por trás, pela frente e parte superior e inferior do bastão, respectivamente, tendo, na parte superior e inferior do bastão, a distância de 2/10 do diâmetro do círculo de cada extremidade. Ostentará na boca a sua língua bífida, guardadas as mesmas proporções.
c) a largura do traçado do círculo, terá 1/10 do seu diâmetro interno e os traços externos do bastão e da serpente terão largura de 1/20 do referido diâmetro.
Anel
Uma granada engastada em arco de ouro, representando duas cobras entrelaçadas.
BANDEIRA
Cor grená com um círculo branco no centro e, no meio do mesmo, o caduceu com a cobra entrelaçada; com as seguintes dimensões: largura 2/3 do seu comprimento, e o diâmetro externo do círculo deverá ter o comprimento de 2/3 da largura da bandeira. Este símbolo foi criado a partir de um projeto de autoria do cirurgião-dentista gaúcho Euclides Luiz de Oliveira, encaminhado ao CFO. Fonte: Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia - Símbolos da Odontologia, págs. 121 e 122."
DR.LESSA